Bauru Coração de São Paulo
Previsão do Tempo
Bauru
POCKET MAP
29/11/2016 17:03
Projeto Lótus leva ciência, arte e espiritualidade ao palco do Teatro Municipal
Apresentação acontece nesta quarta-feira, com o espetáculo "A busca"; entrada é gratuita
Aline Mendes/JCNet
Divulgação

Diante do caos, da ansiedade e da falta diálogo, a saída pode estar no silêncio, na meditação e no retorno à essência. Este é o mote do encontro cênico "Lótus 6 - A busca", que ganha o palco do Teatro Municipal em duas sessões: dias 30 de novembro e 7 de dezembro, sempre às 21h. A entrada é gratuita.

 

O espetáculo reúne 37 alunos, entre 16 e 58 anos, do "Solar Núcleo de Teatro", da Divisão de Ensino às Artes (DEA), da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru.

 

Segundo Elio Andreotti Evaristo, coordenador do núcleo, a denominação "encontro cênico" se encaixa à proposta de quebrar a distância entre plateia e palco. Afinal, o teatro deve ser o ritual para a partilha de questionamentos e novas possibilidades. E cada encontro é um convite ao despertar da alma.

 

"Nosso grupo está baseado no tripé ciência, arte e espiritualidade", explica.

 

 

ENREDO E MOTIVAÇÃO

 

Em "Lótus 6 - A busca", o público acompanhará a jornada de Saul que, em um mundo programado para não aceitar as diferenças, parte em busca de sua essência. "No entanto, este percurso, como é de se esperar, envolve muitas dúvidas. Com pessoas mais ocupadas em julgar os que ousam pensar e agir diferente do que em tentar compreender o outro", comenta Gabriel Duarte, integrante do grupo. O texto, assinado por Elio Andreotti Evaristo, foca na busca metafísica de como as pessoas se tornam seres humanos ao longo da vida.

 

"Somo divinos, mas às vezes nos comportamos como animais irracionais. As guerras e a degradação ambiental são exemplos disso. Precisamos de reflexões e de transformações reais de hábitos para uma busca mais ampla do que é ser humano", ressalta Elio.

 

Com essa motivação, o "Solar" desenvolve há alguns anos uma série de ações cênicas que discutem as diferentes formas de 'normose', ou 'a doença da normalidade'.

 

"A partir de 2011, com um farto material de estudo - que incluiu textos de Deepak Chopra, Prabhat Ranjan Sarkar e Susan Andrews - iniciamos o projeto "Lótus", com os encontros cênicos que tiveram como títulos "Os elementos", "Os reinos", "O homem", "Entremundos", "A sombra" e, agora, em 2016, "A busca"", finaliza Elio.

 

Vale informar as inscrições para novos alunos estarão abertas entre 23 e 28 de janeiro de 2017, na DEA, na Secretaria de Cultura. Informações (14) 3232-9493.

 

 

SERVIÇO

 

Encontro cênico "Lótus 6 - A busca": dias 30/11, quarta, e 7/12, sexta, sempre às 21h, no Teatro Municipal "Celina Lourdes Neves" (av. Nações Unidas, 8-9, Centro). As apresentações são gratuitas. Realização da Divisão de Ensino às Artes (Secretaria Municipal de Bauru).

2017 Todos os direitos reservados - Projeto Cidade Promoções e Eventos Ltda.