Bauru Coração de São Paulo
Previsão do Tempo
Bauru
POCKET MAP
07/12/2016 11:50
Alunos do 5º ano lançam livro 'Contos e poemas extraordinários de crianças incríveis'
Aline Mendes/JCNet
Aceituno Jr./JCNet

Amizade, família, futebol, bichos... Histórias de suspense, magia, aventura e diversões que envolvem o universo infanto-juvenil. Tudo isso e muito mais está no livro “Contos e poemas extraordinários de crianças incríveis”, que será lançado na próxima sexta, dia 9 de dezembro, em evento às 19h, no auditório da ITE. A abertura será com o coral Unicanto Jovem, da Unimed.

A publicação é resultado de um projeto que envolveu cerca de 120 alunos das quatro turmas de 5º ano da Escola Estadual Prof.ª Mercedes Paz Bueno, o que é inédito no colégio. Os estudantes, entre 10 e 11 anos, tiveram contato com diversos gêneros literários e produziram não só as poesias e prosas da obra, mas também as ilustrações.

“Além de um contato maior com a literatura, a língua, as regras ortográficas e o pensamento crítico, os alunos estão mais interessados neles mesmos, na busca da própria identidade. É um empoderamento, pois as crianças se sentiram importantes, capazes”, relata a professora Bel Alves, que idealizou o projeto e organizou o livro.

Ela contou com o apoio das demais professora das salas de 5º ano, Fernanda Palomo, Devany Melo e Eliana Gaiotto, de outros educadores e da direção do colégio, dos pais dos alunos e de patrocinadores para viabilizar a publicação e o lançamento.

 

MUDANÇAS

O ponto de partida deste projeto foi a sala de leitura da escola, onde os alunos receberam estímulo para a retirada semanal de livros. Depois, eles participaram de rodas de leitura e oficinas de escrita, quando se reconheceram autores de suas produções. Em seguida, foram envolvidos nas demais etapas, da revisão dos textos à formatação digital da obra. O empenho valeu a pena.

“Percebi mudanças na turma. No começo, os alunos apenas folheavam na sala de leitura. Com o tempo, passaram da obrigação ao prazer de ler, selecionando livros pelo conteúdo, usando mais o dicionário e entendendo a estrutura do que liam e escreviam. O repertório deles surpreendeu”, avalia a professora Fernanda Palomo.

“Além de chamar a atenção de outras salas, interessadas em produzir seus livros, os pais estão contentes por ver os filhos em uma atividade tão importante e de baixo-custo na escola pública. Plantamos uma sementinha”, completa.

E o interesse dos estudantes se tornou generalizado. “A internet não atrapalha, ao contrário, complementa. Hoje eles leem mais em sites, buscam livros de youtubers e de jogos. Perceberam que os livros tem a ver com eles”, comenta Bel.

 

PRESENTE E FUTURO

A experiência de participar da publicação de um livro é marcante e inesquecível para os estudantes.

“Eu não esperava que daria certo! Fiquei empolgado quando soube que o livro seria editado e lançado em um evento com muitas pessoas, que a gente ia dar autógrafos e ver o nosso nome lá”, conta João Carlos Bresolin, 11 anos.

Também pode ser a ponte para revelar talentos. “Sempre gostei de escrever histórias. No livro escrevi um conto sobre um homem que não tinha medo de nada até que se deparou com desafios. Gostei tanto que penso em ser escritora”, partilha Camilly Pinheiro, 10 anos.

E, de qualquer forma, vai fazer a diferença nas escolhas que farão daqui pra frente. “Com a ajuda da professora, a gente percebeu que ler deve fazer parte da nossa vida. E aprendeu a ler, escrever e falar melhor, o que é importante para qualquer profissão”, Nicole Yumi, 10 anos.

 

Serviço

Lançamento do livro “Contos e poemas extraordinários de crianças incríveis”, de alunos da Escola Estadual Professora Mercedes Paz Bueno, com organização de Bel Alves e publicação da editora Canal 6: sexta-feira (9), às 19h, no auditório da Instituição Toledo de Ensino (ITE). Entrada gratuita. Os livros serão vendidos a R$ 22,00. Informações: (14) 9 9691-2439, com Bel Alves, ou na secretaria da escola: 3223-8481.

2017 Todos os direitos reservados - Projeto Cidade Promoções e Eventos Ltda.