Bauru Coração de São Paulo
Previsão do Tempo
Bauru
POCKET MAP
12/01/2017 17:23
Quadrinhos com o gosto do Brasil, criado por aluno da Unesp de Bauru
Daniel Batista lança a HQ infanto-juvenil ‘Beabá’ para contar uma aventura e tanto, imagine só, em busca da fonte do guaraná
Aline Mendes/JCNet
Divulgação

Revisitar a cultura brasileira de forma divertida e empolgante: esse é o ponto de partida da história em quadrinhos “Beabá”, que Daniel Batista lança nessa sexta-feira (13), às 20h, na Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”.

 

“É uma HQ infanto-juvenil, mas não tem um público restrito. Qualquer leitor pode, enfim, aprender com a história”, explica o autor de 21 anos, que em 2017 inicia o 4º ano do curso de design da Unesp de Bauru.

 

Além da exposição de rascunhos e do processo criativo da HQ, o evento amanhã, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, conta com apresentação de alunos do projeto “Música, Ferradura, Arte e Cultura” e do curso de Musicalização da Orquestra Sinfônica Municipal, tocando viola, violino e violoncelo.

 

A entrada é gratuita e a HQ, uma produção independente, será vendida no local a R$ 20,00. Quem quiser saber mais ou adquirir online pode acessar o site http://www.danielbatista.com.br e http://facebook.com/betoeabahq

 

 

INSPIRAÇÃO

 

“Beabá” narra a aventura de Beto, um menino ansioso em conhecer o mundo à sua volta com uma motivação peculiar: encontrar a “fonte do guaraná”.

 

De acordo com Daniel, a ideia era que os leitores ampliassem o conhecimento sobre um fruto típico do Brasil, tão presente no cotidiano.

 

“A inspiração para a criação do roteiro veio com o fato de perceber que nem o próprio brasileiro conhece a cultura nativa, então por que não explorar isso? Está sendo um processo de aprendizado para mim também”, comenta o estudante universitário, que também integra o Grupo de Artes Sequenciais - Estudos de Quadrinhos da Unesp.

 

Além das 90 páginas de aventura, a HQ ainda traz algumas surpresas. Em uma galeria de convidados, amigos de Daniel fizeram uma leitura dos personagens da narrativa de “Beabá” a partir do traço pessoal de cada desenhista.

 

Natural de São José dos Campos, o quadrinista sonhava há três anos com o lançamento do seu primeiro trabalho. “Com o tempo, eu conheci as HQs autorais e independentes, vi que tinha gente produzindo sem ser pelas grandes editoras e aí veio a vontade”.

 

Ainda bem! E “Beabá” já está indo longe. Recentemente a HQ foi lançada na Comic Com Experience (CCXP), em São Paulo, capital, evento brasileiro de cultura pop, envolvendo jogos, quadrinhos, filmes e TV.

 

 

SERVIÇO

 

Lançamento da HQ “Beabá”, de Daniel Batista: sexta, 13/01, às 20h, na Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”, no Centro Cultural (avenida Nações Unidas, 8-9). Entrada gratuita.

2017 Todos os direitos reservados - Projeto Cidade Promoções e Eventos Ltda.